A PROFISSÃO DE ESCRITOR
"A maior parte do tempo de um escritor
é passada na leitura, para depois escrever;
uma pessoa revira metade llde um tempo
numa biblioteca para fazer um só livro.”
- Samuel Johnson, escritor inglês, 1709-1784
Todo ser humano é um escritor nato, basta saber ler e escrever, isso é fato. Porém, nem todos são profissionais da escrita.
Escrever profissionalmente é uma ação na qual a técnica, a habilidade e a especialização são necessárias. É preciso muito estudo. Não basta só o talento, a criatividade, a sensibilidade e a inspiração. Tem que suar, transpirar, inspirar. Tem que construir intimidade com as palavras e, principalmente, com a nossa língua e as diferentes formas de linguagens e estilos. Tem que saber o que está fazendo e o que está escrevendo. Tem que agir, pesquisar, amadurecer sua escrita e aprender todos os dias. Tem que ler. E muito!
Ser um Escritor Profissional vai além de colocar palavras num papel e vesti-las de sentimentos. É uma posição diante de si mesmo e da vida como um todo. É ter o que dizer e saber como fazê-lo. É deixar a Sabedoria administrar a sua inteligência.
O ofício de um escritor é como qualquer outra profissão; apenas, infelizmente, ainda não é reconhecida no Brasil. Friso, ainda, porque um dia, com muita luta e persistência, seu significado e sua significância serão valorizados.
Eu acredito nisso.
O que seria do mundo sem os Escritores Profissionais? Nós despertamos emoções adormecidas, levamos sentimentos às terras áridas, plantamos sementes de sonhos em corações desacreditados. Sem nós, não existiriam os livros. Livros são fontes de Conhecimento, e Conhecimento é chave de Liberdade e Poder.
Quem deseja ser um aspirante a escritor precisa adquirir uma compreensão profunda de que essa caminhada é muito árdua. Ela possui etapas, e todas precisam ser concluídas com dedicação, humildade, coragem, determinação, persistência, aprimoramento, entrega e amor ao que faz. Assim, adquirimos, a cada dia, mais experiência; maestria no uso das palavras e um bom conteúdo informativo para a construção dos textos a fim de alcançarmos um dos principais objetivos dessa bela e importante profissão: sermos tradutores de nossa época.