8 PASSOS PARA GRAVAR VÍDEOS QUE VENDEM

8 PASSOS PARA GRAVAR VÍDEOS QUE VENDEM

ter, 20/10/2020 - 23:01
0 comments
Camera

Uma das maiores dificuldades que eu vejo é em relação à gravação de vídeos.

Um grande amigo meu me pediu para ajudar ele a gravar vídeos para o seu negócio. Ele queria começar a fazer anúncios através de vídeos.

E quando eu cheguei lá, ele já estava todo arrumado pra gravar. Escolheu uma blusa social de botão, fez a barba e passou gel no cabelo.

Eu olhei pra ele e disse “Douglas, é você mesmo? Porque se eu não estou te reconhecendo, como você quer que seus clientes se identifiquem com uma pessoa que não é você?”. Como nos conhecemos há muitos anos, ele entendeu que eu falei para o bem dele e dos negócios. Ele colocou a roupa que costuma vestir e atender seus clientes e voltou a ser o Douglas. 

E um outro problema que encontramos foi que o Douglas não havia se preparado para a gravação. Ele não sabia direito o que ia falar nos vídeos, e quando você não sabe isso, a gravação se torna um processo muito mais desgastante, cansativo e difícil.

Aí, eu peguei uma folha de papel e escrevi para ele uma sequência simples de coisas que ele precisaria fazer para gravar os vídeos. 

O que eu escrevi pra ele não abrange tudo que você pode fazer para gravar seus vídeos mas aqueles 8 passos eram suficientes para ele poder gravar excelentes vídeos.

Depois de alguns dias, ele me ligou e me agradeceu muito porque ele já estava no seu quarto vídeo e aquele passo a passo fez ele economizar o tempo que gastava para gravar os vídeos.

E são esses 8 passos que eu quero compartilhar com você. São 8 passos básicos, simples e eficientes para você poder começar a gravar vídeos com conteúdos que atraiam o seu cliente.

 

#DICA 1: CRIE UM CALENDÁRIO EDITORIAL

Criar um calendário editorial é simplesmente escolher os temas, pautas, objetivos e conteúdos que você vai produzir, criando um cronograma de publicação. Você vai criar os temas e se planejar para gravar os seus vídeos, agendando as datas de gravação e o tema de cada data. 

O calendário editorial é o responsável pela organização das suas publicações.

Quando você define o calendário editorial, facilita tanto a preparação para falar do tema específico como também libera mais tempo para tratar de outras coisas também importantes do seu dia. A sua mente já vai se preparar e se programar para falar daquele assunto no dia agendado, sem você perceber.

E como existem diversos assuntos em todas as áreas, sem o calendário você fica no meio de uma confusão para saber o que escolher. Com o calendário você já sabe o que falar e quando falar.

Com o calendário editorial você vai conseguir escolher temas variados, sem repetir conteúdos anteriores já gravados num curto intervalo de tempo.

 

#DICA 2: CRIE ROTEIROS PARA OS SEUS VÍDEOS

Roteiro é uma sequência de ideias que você vai criar para gravar seus vídeos. Com o roteiro definido, fica mais fácil na hora de falar quando estiver gravando pois você saberá os pontos que precisa abordar. O roteiro é o direcionamento do seu conteúdo, é o trilho para você se guiar.

Você pode criar um roteiro na sua mente, um roteiro com todo o texto a ser falado ou um roteiro em tópicos.

No roteiro em tópicos, por exemplo, você pode definir a seguinte sequência:

  • headline;
  • Apresentação;
  • Conteúdo;
  • CTA.

Com o roteiro, você terá mais facilidade para lembrar e falar o que considera mais importante e que precisa contar na sua mensagem.

 

#DICA 3: SEJA VOCÊ NA HORA DE GRAVAR

Essa é uma dica que muita gente vai falar “isso eu já sei, é óbvio”. Mas você não tem ideia da quantidade de pessoas que querem criar um personagem na hora de gravar um vídeo. Seja apenas você. As pessoas, a sua audiência, precisam que se identificar com quem você realmente é.

Não fique preocupado em aparentar ser alguém que você não é apenas porque acha que será melhor, que terá mais resultados. Isso vai demonstrar algo falso, e se as pessoas perceberem isso, e elas vão perceber, as chances são de você jogar tudo no lixo.

Seja você e pronto!

 

#DICA 4: SE VAI GRAVAR COM O CELULAR, NÃO OLHE PRA TELA. 

#DICA 4: SE VAI GRAVAR COM O CELULAR, NÃO OLHE PRA TELA.

Quando eu comecei a fazer vídeos pelo celular, achava que a câmera do meu celular estava com problema porque eu sempre gravava concentrado e olhando fixamente mas quando ia ver o vídeo parecia que não estava olhando para o celular.

E isso é muito comum. Quando estamos começando, e em alguns casos pessoas com experiência também, tendemos a olhar para a tela do celular e não para aquela “bolinha” minúscula e bem disfarçada que é a câmera do celular. E isso dá a impressão de estarmos olhando por cima/lado do celular.

Quando você for gravar seus vídeos, olhe sempre para a câmera e não para a tela do celular.

 

#DICA 5: O ÁUDIO É MAIS IMPORTANTE DO QUE A IMAGEM DO VÍDEO

 #DICA 5: O ÁUDIO É MAIS IMPORTANTE DO QUE A IMAGEM DO VÍDEO

Você até consegue assistir a um vídeo se a imagem não estiver muito boa. Mas se o áudio estiver ruim, possivelmente você desistirá e pulará o vídeo.

Você precisa ter atenção ao áudio dos seus vídeos. Mas isso não significa ter que comprar equipamentos caros. Os próprios fones de alguns celulares já dão uma boa qualidade aos áudios.

Verifique se você está gravando num local silencioso, que não terá chance de passar um carro ou alguém falando alto.

 

Cuide do seu áudio!

 

#DICA 6: CRIE HEADLINES ATRAENTES, QUE GEREM CURIOSIDADE

As headlines são fundamentais para chamar a atenção. É a frase matadora que fará o seu público assistir ou não ao seu vídeo. É o que a pessoa vai assistir no seu vídeo. Elas devem despertar curiosidade em quem está ouvindo. Eu gosto de falar a headline do vídeo logo no começo pois você tem mais ou menos 5s para chamar a atenção da sua audiência antes que ela decida passar o vídeo e assistir ao do seu concorrente.

Um detalhe importante: a sua headline precisa estar conectada com a descrição do seu vídeo e com a thumbnail (que é a foto/miniatura do vídeo).

 

#DICA 7: SEMPRE QUE PUDER COLOQUE LEGENDAS

Você já recebeu um vídeo que parecia ser muito interessante, ficou com vontade de assistir mas não podia porque não estava num local que pudesse ouvir o áudio ou estava sem fone de ouvido?

Pois é, isso ocorre muito. Você tem que pensar que o seu cliente, quando vir o seu vídeo aparecer para ele, pode estar nessa situação, sem poder ouvir áudio. E se o seu vídeo não tiver legenda para ele poder assistir e ler, possivelmente ele não assistirá nem depois a sua mensagem.

Por isso, a dica é: sempre que puder colocar legendas nos vídeos. Hoje existem vários aplicativos para celular que permitem você colocar legendas nos vídeos.

A legenda pode ser fundamental na hora do seu cliente decidir assistir ou não a sua mensagem. E se ele não assistir naquele momento, as chances são que ele não assista depois.

Por isso, não tenha preguiça de criar as legendas. Elas são importantes para a sua estratégia.

 

#DICA 8: CTA

Sabe quando você pede pra pessoa se inscrever no seu canal ou te seguir nas redes sociais? Isso é CTA.

CTA (Call To Action) significa Chamada pra Ação. É quando você convida a pessoa que está assistindo ao seu vídeo a realizar uma ação. Algumas pessoas preferem colocar CTA no começo do vídeo e outras fechando o vídeo.

Eu aconselho você a testar quando colocar CTA e também quais formas utilizar.

Era isso que eu queria compartilhar com você. Espero que te ajude com seus vídeos que você possa fazer muitos negócios!

Qualquer dúvida é só me chamar no Instagram (@leonardocastanheira.me) ou no meu canal do Youtube (Leonardo Castanheira).