A NANOTECNOLOGIA NA ESTÉTICA DO SÉCULO XXI
A nanotecnologia pode atuar no desenvolvimento de materiais e componentes para diferentes áreas de pesquisa como medicina, eletrônica, ciências, ciência da computação e engenharia dos materiais e também na estética. Resume-se no controle da matéria em nanoescala ou seja em escala atômica e molecular.
O nanômetro é a base do uso da nanotecnologia. Ele equivale a um bilionésimo de metro, assim como o quilômetro, o metro e o centímetro. Abre espaço para grandes soluções mas também para novos desafios que descortinam para um futuro mais promissor.
Tem como principal objetivo a criação de novos materiais, novos produtos e processos a partir da capacidade moderna de ver e manipular átomos e moléculas otimizando os efeitos de remédios levando diretamente para onde são necessários dentro do corpo, diminuindo a realidade tóxica das drogas e seus efeitos colaterais e a quantidade de dosagens além de atacar apenas as células defeituosas dos doentes de câncer são ações conseguidas por intermédio da nanotecnologia.
Na área da estética podemos observar que os procedimentos baseados em nanotecnologia promovem redução de irritações e efeitos colaterais resultando em soluções mais eficazes. Os cosméticos com base nanotecnologia tem melhor permeação na pele porque a veiculação de ativos se faz de forma gradativa e continua aumentando a biodisponibilidade. Os cosméticos que se utilizam da nanotecnologia melhoram a estabilidade de seus ingredientes protegendo seus ativos das ações oxidante.
O mercado global vem passando por períodos de grandes competições científicas e tecnológicas principalmente após a nanotecnologia ter sido reconhecida como uma tendência inevitável e prospera no século XXI que veio ocasionar um crescimento dos recursos humanos e financeiros. E o futuro que se faz presente.