O ABACAXI
Chegamos ao final do ano e decidi falar sobre uma fruta que faz parte da ceia de natal e do ano novo também. Ela pode ser usada para fazer drinks, sucos e enfeitar pratos. Combina com aves, assados, saladas e grelhados. E, além disso, ainda é refrescante. Sim! Estamos falando do abacaxi.
O abacaxi é uma fruta que apareceu se protegendo da natureza, com sua coroa e sua casca com pequenos espinhos. É uma fruta fresca que possui propriedades de cura e alta concentração de bromelina, enzima digestiva natural encontrada no miolo do abacaxi, e poderosa capacidade antioxidante trazida pela vitamina C. Ou seja, é uma verdadeira “vassourinha” que limpa o organismo por dentro.
Por conter alto valor nutritivo, o abacaxi é capaz de proporcionar diversos benefícios para a saúde. Como contém bastante água, é um excelente diurético e ajuda a diminuir a retenção de líquido. Por ser uma fruta naturalmente adocicada, seu consumo diminui a vontade de comer doces. Assim, o abacaxi ajuda no emagrecimento. Por conter vitamina A, substância que aumenta a imunidade, é indicado na prevenção de gripes, tosses e resfriados.
Ademais, a presença da bromelina é responsável por facilitar a expectoração, o que faz o abacaxi ser indicado para pessoas acometidas por sinusite ou tosses crônicas. A presença do potássio, substância fundamental no equilíbrio de eletrólitos do organismo, na contração muscular e cardíaca, faz com que o abacaxi também auxilie na recuperação do corpo após a prática de exercícios físicos, melhorando o desempenho esportivo e evitando a fadiga.
O abacaxi é um poderoso antioxidante que combate os danos dos radicais livres e, por isso, contribui para a saúde da pele e a beleza das unhas. Ajuda, ainda, a preservar a memória, pois as substâncias presentes na fruta atuam diretamente nos nossos neurotransmissores de modo a prevenir doenças neurodegenerativas. Auxilia, também, no controle do colesterol e dos triglicerídios. A fruta é um ótimo remédio natural para diminuir os riscos do acúmulo de
colesterol ruim (LDL) já que é rica em fibras solúveis que melhoram o trânsito intestinal e diminuem a captação do colesterol proveniente da alimentação. O abacaxi também melhora o funcionamento do sistema imunológico e controla a coagulação sanguínea, além de proteger a visão devido aos altos índices de betacaroteno e vitamina A. O fruto contém iodo, que reduz câimbra e regula a tireóide e é ótimo aliado da saúde bucal, melhora as condições do trato
digestivo e contém substâncias capazes de prevenir a asma.
Pessoas acometidas por gota, artrite, reumatóides e úlceras pépticas devem consultar o médico ou nutricionista antes de consumir a fruta para que sejam orientados em relação à quantidade ingerida sem riscos à saúde dada a acidez do abacaxi. Destaca-se, no entanto, que quem sofre de gastrite pode consumir abacaxi sem maiores contraindicações.
E como consumir essa fruta que traz tantos benefícios nas nossas festas de final de ano e no dia a dia? Por ser uma fruta ácida, o abacaxi combina com outras frutas da mesma categoria, podendo ser usado para fazer saladas e sucos de frutas. Pode ser usado, também, para fazer saladas com vegetais verdes escuros e ser utilizado como ingrediente em
sobremesas. Além disso, é recomendável a ingestão de abacaxi após refeições contendo carnes, pois a bromelina ajuda na digestão das proteínas. Pode ser usado, ainda, para amaciar carnes, por meio de marinadas. E dá para aproveitar até mesmo a casca da fruta para fazer sucos ou chás.
Seguem dicas de como usar o abacaxi na cozinha:
Então, vamos trazer o abacaxi, com seus encantos, para as nossas ceias e para as
nossas vidas, brindar com um bom drink, celebrar e acreditar que tempos melhores virão !